quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Evolução dos computadores

Evolução dos computadores
As primeiras aparições do que poderia ser chamado de "computador pessoal" vieram na década de 1940. Naquela época, os computadores eram máquinas gigantescas que necessitavam de espaços amplos e provavelmente esquentavam a um ponto quase incendiário. De lá para cá, obviamente, a tecnologia foi evoluindo, miniaturizando-se. Se antigamente os processadores de um núcleo eram monstruosos chips de controle, hoje temos chipsets milhares de vezes mais poderosos que cabem na ponta do seu dedo.

Primeira geração (1946 — 1959) A primeira geração de computadores modernos tinha com principal característica o uso de válvulas eletrônicas, possuindo dimensões enormes. Eles utilizavam quilômetros de fios, chegando a atingir temperaturas muito elevadas, o que frequentemente causava problemas de funcionamento. Normalmente, todos os programas eram escritos diretamente na linguagem de máquina. Existiram várias máquinas dessa época, contudo, vamos focar no ENIAC, que foi a mais famosa de todas.

Segunda geração (1959 — 1964) Na segunda geração, houve a substituição das válvulas eletrônicas por transístores, o que diminiu em muito tamanho do hardware. A tecnologia de circuitos impressos também foi criada, evitando que os fios e cabos elétricos ficassem espalhados por todo lugar. É possível dividir os computadores desta geração em duas grandes categorias: upercomputadores e minicomputadores.

Terceira geração (1964 — 1970) Os computadores desta geração foram conhecidos pelo uso de circuitos integrados, ou seja, permitiram que uma mesma placa armazenasse vários circuitos que se comunicavam com hardwares distintos ao mesmo tempo. Desta maneira, as máquinas se tornaram mais velozes, com um número maior de funcionalidades. O preço também diminuiu consideravelmente. No final deste período, houve um preocupação com a falta de qualidade no desenvolvimento de softwares, visto que grande parte das empresas estava só focada no hardware.

Quarta geração (1970 até hoje) A quarta geração é conhecida pelo advento dos microprocessadores e computadores pessoais, com a redução drástica do tamanho e preço das máquinas. As CPUs atingiram o incrível patamar de bilhões de operações por segundo, permitindo que muitas tarefas fossem implementadas. Os circuitos acabaram se tornando ainda mais integrados e menores, o que permitiu o desenvolvimento dos microprocessadores. Quanto mais o tempo foi passando, mais fácil foi comprar um computador pessoal. Nesta era, os softwares e sistemas se tornaram tão importantes quanto o hardware.

Veja descrição de alguns modelos abaixo:

ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer) Quando foi anunciado em 1946, essa criação de John Eckert e John Mauchly foi apelidada de "Cérebro Gigante". Sua principal função era o cálculo de trajetória de mísseis durante a 2ª Guerra Mundial 
ENIAC

EDSAC (Electronic Discrete Variable Automatic Computer) Em 1949,o britânico John Von Neumann criou o que hoje é conhecido como "Máquina de Neumann". O EDSAC foi o primeiro a usar fita magnética.
EDSAC

IBM 305 RAMAC (Random Access Method of Accounting and Control) O primeiro computador com HD magnético foi criado pela IBM em 1956. Seu uso era destinado a negócios que necessitavam de contabilidade em tempo real. A primeira empresa a usá-lo foi a montadora Chrysler. O tal HD consistia em 15 discos de 24 polegadas, empilhados, com capacidade de armazenar 5 milhões de caracteres de 7 bits - ou aproximados 4,5 MB.
IBM305_RAMAC

Intel 4004 (Unidade Central de Processamento com 4-bits) O primeiro processador, criado em 1971, veio para atender uma empresa japonesa que precisava de um circuito integrado. Ele tinha registradores de 4 bits, 46 instruções, clock de 740KHz e 2,3 mil transistores.
Intel 4004

Dynabook No início da década de 1970, Alan Kay apresentou ao mundo o Projeto Dynabook, um conceito que, em 1972, viria a ditar o que hoje conhecemos como "laptops". Kay, hoje presidente da Viewpoints Research Institute e professor na Universidade da California, diz que o "Dynabook ainda não foi criado".
Dynabook

CP/M Um acrônimo para "Control Program/Microcomputer", o CP/M, criado em 1973, é considerado o primeiro sistema operacional em disco. Um exemplo de máquina que o usava era o Commodore 128.
CP-M

MITS Altair 8800 (Micro Instrumentation Telemetry Systems) O "Altair", criado em 1975, foi possivelmente o primeiro computador pessoal a chegar nas mãos do grande público. Ele foi amplamente vendido como um kit pela revista americana Popular Electronics. A demanda foi dez vezes acima do esperado pela publicação.
MITS_Altair_8800

Apple I O primeiro produto do que viria ser a "empresa de Cupertino" foi, acredite se quiser, destinado ao uso pessoal de seu criador. Em 1976, Steve Wozniak apenas precisava de uma máquina customizada, mas Steve Jobs sugeriu a ideia de comercializar o Apple I.
Apple I

Apple II Em 1977, a Apple lançou o Apple II, que possuía processador MOS Technology 6502, clock de 1MHz, 4KB de memória RAM, interface para fitas cassete e até mesmo uma ROM que interpretava BASIC.
AppleII

Commodore Em 1977, o Commodore foi um dos primeiros computadores a serem chamados de "portáteis", apesar do seu peso de vinte quilos. Como o Apple II, ele também suportava fitas cassete.
Commodore

Sinclair ZX80 A Sinclair Research, empresa britânica de pesquisa, apresentou o que foi o primeiro computador pessoal a ser vendido no Reino Unido. Com duas versões, uma completa e uma no formato "kit para montar" (nos preços respectivos de 99 libras e 79 libras), ele tinha até lista de espera, devido à sua popularidade.
Sinclair_ZX80

Apple III Destinado ao uso corporativo, o Apple III foi lançado em 1980 e ficou no mercado durante quatro anos.
AppleIII

IBM PC Foi apenas em agosto de 1981 que, com o IBM PC, o computador como conhecemos começou a tomar forma.
IBM_PC

Commodore 64 Popularmente conhecido como C64, os fabricantes venderam incríveis 22 milhões de unidades na época.
Commodore64

Amstrad Essa máquina de origem portuguesa aliava preço popular e compatibilidade com o IBM PC, atingindo grande sucesso na terra de nossos descobridores.
Amstrad

Macintosh A linha que iniciou a popularização atual dos produtos Apple teve seu primeiro modelo em 1984. Este também foi o primeiro a popularizar a GUI (interface gráfica)
Macintosh

TRS-80 Desenvolvido pela Tandy Corporation para comércio no início da década de 1980, o TRS-80 era vendido exclusivamente na cadeia de lojas Radioshack.
TRS-80

Atari ST A primeira máquina do Atari chegou ao mercado em 1985, atuando no mercado até o início de 1990.
AtariST

Pentium A quinta geração de processadores x86 da Intel chegou em 1993. Foi uma das mais populares linhas de processadores, tendo modelos produzidos até o início da década de 2000.
Pentium

Computação "multi core" Com a descontinuidade da linha Pentium, a Intel trouxe ao mercado a chamada "família Core", abrindo caminho para fabricantes de computadores pessoais criarem diversas máquinas baseadas em processadores de dois ou mais núcleos.
Computação_multi_core

Computação de bolso Em meados de 2000, o uso de laptops e smartphones começou a se popularizar. Depois da entrada do iPhone, em 2007, diversas empresas consolidadas no ramo da tecnologia começaram a produzir smartphones e tablets ultrapotentes. Além do próprio iPhone, da Apple, temos hoje o Galaxy da Samsung, o Atrix da Motorola, entre outros.
Computação_de_bolso

Ultrabook O "ultrabook" é um conceito criado pela Intel, para definir laptops ultra-potentes, equipados com SSDs (discos de estado sólido) ao invés dos HDs comuns, cinco horas ininterruptas de duração de bateria e incorpora a tecnologia "low voltage" que a Intel criou em 2009.
Ultrabook
Fonte: Olhar Digital e Tecmundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário