sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Cabo Ponto a Ponto e Crossover

HD-SSD-SSHD

Ponto a Ponto
Do inglês Peer-to-peer, é um formato de redes de computadores onde cada um dos pontos da rede funciona tanto como cliente quanto como servidor, permitindo compartilhamentos de serviços e dados sem a necessidade de um servidor central.

Montando o cabo Ponto a Ponto
O primeiro passo para montar o cabo consiste em tirar parte do revestimento (em cerca de 1 cm) das extremidades do cabo, deixando expostos os fios. Para isso, deve-se usar um alicate de corte, mas tome cuidado para não cortar os fios. Em seguida, deve-se colocá-los na seguinte ordem:

cabo Ponto a Ponto

Após a realização desse passo, é necessário encaixar o conector RJ-45, tomando-se o cuidado de fazer com que cada fio entre no orifício correspondente. Para isso, segure o conector firmemente em uma mão e a ponta do cabo na outra. Insira os fios vagarosamente, certificando-se de que nenhum ficou pelo caminho. Se ao atingir o final do conector você notar que algum fio tem alguma diferença de tamanho ou está mais atrás em relação aos outros, refaça o procedimento. Os fios devem ter o mesmo tamanho e todos devem chegar ao final dos orifícios do conector.
É muito importante que o revestimento do cabo também entre no conector. Do contrário, será mais fácil ocorrer o rompimento dos fios.
Após ter certeza de que o cabo está devidamente inserido no conector, é hora de crimpar. Para isso, coloque o conector dentro do espaço correspondente do alicate de crimpagem. Segure o cabo com uma mão e com a outra pressione o alicate. Após o cabo estar relativamente preso, reforce o procedimento apertando o alicate com as duas mãos. Aperte bem, mas tome cuidado para não exagerar e danificar o conector.
O cabo direto tem as duas pontas iguais, logo basta repetir os procedimentos acima para a outra ponta.

Crossover
Um cabo crossover, também conhecido como cabo cruzado, é um cabo de rede par trançado que permite a ligação de 2 (dois) computadores pelas respectivas placas de rede sem a necessidade de um concentrador (Hub ou Switch) ou a ligação de modems.
A alteração dos padrões das pinagens dos conectores RJ45 dos cabos torna possível a configuração de cabo crossover.

Montando o cabo crossover
O cabo crossover deve ter uma ponta no padrão EIA/TIA 568A. Logo, faça os procedimentos do tópico anterior em um dos lados do cabo.
Feito isso, na outra extremidade, é necessário que os fios sejam posicionados no conector RJ-45 na seguinte ordem:

cabo crossover

Feito isso, o cabo crossover está pronto para o uso.


Testando o cabo

Testando a rede

Após a crimpagem dos cabos, existem duas maneiras de fazer o teste físico:
• Teste físico com um multímetro
• Teste físico com um testador de cabos
É preciso encaixar seu cabo de rede ao conector do aparelho de testes (um de cada lado), acompanhe a sequência de leds para verificar se não existe nehum fio com defeito. Se a sequência feita (Ponto a Ponto / Crossover) estiver correta, acenderá todos os leds.

Fonte: Sites de Informática

Nenhum comentário:

Postar um comentário